Estilo

Influência das redes sociais nas tendências de moda

Nesse artigo descobrimos e entendemos como as redes sociais, através de trends e hashtags, influenciam nas tendências de moda.

Look do dia e arrume-se comigo são exemplos de tendências de moda que incentivam as pessoas a repensarem seus guarda-roupas.

O mundo da moda está em constante atualização. Se antes as novidades vinham por meio das Fashion Weeks, chegando em seguida até as lojas, agora, tudo se espalha mais rapidamente.

Muitas tendências envolvem roupas comuns, já conhecidas no dia a dia, e surgem em um meio de fácil acesso: as redes sociais. Sejam vídeos do TikTok ou posts gerais do Instagram de blogueiras, as inspirações estão ali, vindas de pessoas comuns.

Não é à toa que, apesar de ainda trabalharem com atores famosos, muitas marcas investem nos influenciadores digitais do momento e até oferecem cupons de desconto, como um cupom Farm, para aproveitar as melhores peças das lojas.

A identificação com o “gente como a gente”

As redes sociais são tão relevantes no dia a dia das pessoas que há quem opte por conferir as últimas postagens das blogueiras de moda e os famosos vídeos de “como usar tal peça” antes mesmo de sair de casa, para planejar o look do dia.

Essas celebridades virtuais são famosas, mas, diferente de um ator, parecem muito mais acessíveis e criam identificação com seu público. Quem as acompanha sente que está lidando com “gente como a gente” ao assistir os famosos “look do dia” ou “arrume-se comigo”.

Mudança do conceito de moda

O conceito de moda sempre foi associado a vestir-se bem. No entanto, esse princípio sempre esteve relacionado a peças de alta costura, muitas vezes inacessíveis para a população em geral.

Com isso, antes das redes sociais, o interesse por essas peças era tido como um sonho. Agora, a moda é mais acessível e há variadas opiniões sobre o assunto. E os blogueiros provaram que é possível vestir-se bem com o que você já tem no guarda-roupas.

Autoaceitação e biotipos variados

Outro conceito trazido pelos influenciadores digitais da moda é a autoaceitação, além da variedade de biotipos existentes. Nada de cultura da magreza! Eles querem mostrar que qualquer pessoa pode se vestir bem, independentemente do manequim.

O conteúdo é nichado e, se uma pessoa deseja buscar algo mais próximo de sua realidade, pode ter certeza de que vai encontrar. Além disso, existem muitos influenciadores plus size ou midsize, que focam a ideia de vestir a roupa com a qual você se sente bem.

Do it yourself e guarda-roupa sustentável

A moda das redes sociais incentivou o movimento Do it yourself e, com ele, surgiu a ideia do guarda-roupas sustentável. 

O Do it yourself, em tradução literal, significa “faça você mesmo”. Isso envolve confeccionar suas próprias roupas e inovar com o que já tem, incentivando também a compra em brechós.

Como as tendências da Internet duram muito pouco, o objetivo do guarda-roupas sustentável é incentivar a aquisição de peças realmente necessárias ou que podem ser reaproveitadas com o passar do tempo.

Comportamento de compra e marketing efetivo

Graças às redes sociais, o comportamento do consumidor mudou. Antes de ir às compras, as pessoas pesquisam sobre a marca, o estilo e até o seu biotipo, a fim de entender o que combina mais com a sua rotina e personalidade.

Assim, fica claro que a Internet se tornou um lugar onde o marketing é efetivo, afinal, para acessar os perfis dos influenciadores, é preciso apenas de um celular com acesso à Internet e de uma conta nas redes sociais mais populares.

Para as empresas que trabalham com moda, o desafio está em encontrar o seu espaço, o público que combina com seus valores e chegar até o consumidor final. Afinal de contas, o meio on-line também mostrou outro fator importante: é fácil perceber quando se trata de uma mentira ou de uma influência forçada.

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